Incêndio no Pico do Jaraguá: Como isso afeta a biodiversidade local? Confira as imagens do fogo no p

广告位火热招租中

Um incêndio atinge o Pico do Jaraguá, na zona norte, na noite deste sábado, 27, de acordo com o Corpo de Bombeiros. A corporação foi acionada por volta das 21h30 e duas viaturas atuam no local para conter as chamas.

Imagem do incêndio no Pico do Jaraguá
Um incêndio atinge o Pico do Jaraguá na noite deste sábado, 27. Crédito: Reprodução via twitter/x/@midiaguaranimbya

PUBLICIDADE

Bombeiros ouvidos pelo Estadão afirmam que os focos são de pequena proporção. Não há registros de vítimas até o momento.

Moradores registraram imagens e vídeos das chamas nas redes sociais. Nas publicações, é possível perceber que o fogo se alastra pela mata, localizado no Parque Estadual do Jaraguá. A causa do incêndio ainda não foi divulgada.

O pico do Jaraguá é o ponto mais alto do município de São Paulo e se ergue a 1.135 metros de altitude. O parque constitui uma das poucas reservas naturais de mata atlântica ainda existente.

Qual o impacto do incêndio no Pico do Jaraguá?

O incêndio no Pico do Jaraguá pode trazer consequências significativas para a região. Além da destruição da vegetação e da possível alteração do ecossistema local, há também o risco de comprometer a qualidade do ar e afetar a fauna e flora da região.

Quais são as causas de incêndios em áreas naturais?

Existem diversas causas para o surgimento de incêndios em áreas naturais, como o Pico do Jaraguá. Algumas das principais são: - Acidentes com tochas ou cigarros acesos; - Queimadas não controladas para limpeza de terrenos; - Ação humana negligente; - Descargas elétricas durante tempestades; - Atos criminosos, como incêndios provocados intencionalmente.

Como evitar incêndios em áreas naturais?

Para evitar incêndios em áreas naturais, é fundamental seguir algumas medidas preventivas, tais como: - Não jogar pontas de cigarro acesas no chão; - Não fazer fogueiras em locais inadequados ou sem autorização; - Não soltar balões ou fogos de artifício em áreas próximas a vegetações; - Realizar queimadas controladas somente com autorização e acompanhadas por profissionais capacitados; - Respeitar as normas de segurança e não fazer uso de chamas abertas em épocas de seca ou ventos fortes.

A cidade de São Paulo vive uma onda de calor em pleno outono, o que pode facilitar o início dos incêndios. Neste sábado, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo para altas temperaturas em áreas dos estados de Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e para todo o estado do Mato Grosso do Sul.

Fonte: Estadão

Leia também

  • Calorão fora de época atingirá SP e mais regiões do Brasil; veja previsão do tempo

  • Calorão fora de época: instituto alerta para temperaturas 5ºC acima da média; veja regiões afetadas

Nesses locais, a previsão é de temperaturas 5ºC acima da média entre os dias 27 de abril e 1º de maio. A onda de calor é resultado da atuação de uma área de alta pressão que produz o chamado “bloqueio atmosférico”. A barreira impede a chegada de frentes frias no Centro-Oeste, elevando as temperaturas e mantendo o ar seco e quente.

Este artigo foi útil? Deixe seu comentário, curta, compartilhe e agradeça por ler!


Por /


广告位火热招租中